segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Artes e manhas









Diz o mito que foi Iku, a morte, quem cumpriu a difícil missão de levar para Oxalá a matéria que o ser humano seria moldado. Todos os orixás se compadeciam ao apanhar a lama, pois ela chorava muito quando era colhida. Iku não se compadeceu e levou a argila, matéria primordial na criação do homem. Depois dessa feita Eledumare , o deus criador da essência, deu a Iku a obrigação de devolver, algum dia, a matéria que fora emprestada para a confecção dos corpos humanos.
Assim Oxalá passou a fazer todos os  sere humanos que habitam a terra. Era muito trabalho e muitos foram os orixás que passaram pela moradia de Obatalá para ver o artesão de corpos esculpir os humanos. Porém logo se cansavam e voltavam para suas existências, onde seus afazeres e obrigações urgiam serem realizados.
Exu também foi à casa do pai, e ali se deixou ficar. Não tinha família nem terras para cuidar. Foi ficando e aprendendo a esculpir. Exu aprendeu a esculpir mãos, pés, bocas... O pai Obatalá contente com a ajuda disse a Exu que ele fosse morar na casinha que ficava próximo a entrada de sua casa. Bem ali, onde fica a  encruzilhada entre o orum e o ayê.
Por ser o artesão de corpos  Obatalá abençoa e protege todos os artistas.
Cristina, a nossa Cris, é uma artista . Dividindo seu tempo entre um doutorado na área de política, os aprendizados espirituais e a arte, ela molda a argila e a transforma em exaltação da alma. Cris também não se compadece do choro da lama e cria lindas peças, dando vida a terra mole e pegajosa, .
Mãos abençoadas.
Certamente é magia.
Beijos.













2 comentários:

  1. Só vi agora. Uma graça, a história de mãe Ivete e a Cris. As duas juntando criatividade e energia, como quiserem chamar.

    ResponderExcluir