terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A VELHA INSENSATEZ HUMANA.

Saíu  no Yahoo Notícias


"O cônsul geral do Haiti em São Paulo, Gerge Samuel Antoine, apareceu em reportagem exibida na noite desta quarta-feira( 14 de janeiro) no programa "SBT Brasil" dizendo que o terremoto está "sendo bom" para seu trabalho e que a tragédia pode ter ocorrido por causa da religião praticada por boa parte dos haitianos, descendentes de africanos. O vodu é uma delas.



Sem saber que estava sendo gravado pela equipe da repórter Elaine Cortez, o cônsul diz um interlocutor: "A desgraça de lá está sendo uma boa pra gente aqui, fica conhecido. Acho que de, tanto mexer com macumba, não sei o que é aquilo... O africano em si tem maldição. Todo lugar que tem africano lá tá f..."



O âncora do programa, Carlos Nascimento, informou que após a gravação foi feito um outro contato com o cônsul, interpelando-o sobre as declarações. Antoine disse que se sente preparado para o cargo."



No final da matéria tem o vídeo a disposição daqueles que querem confirmar.



Como pode um ser humano achar que uma catástrofe é boa para dar visibilidade para seu país?

Nenhuma das mortes para ele tem valor porque afinal a maioria da população haitiana é negra descendente de africanos.

Sob a visão racista e intolerante quanto à religião alheia, a estupidez deste cônsul não lhe proveu de nenhuma diplomacia.



Como explicar pelo viés do cônsul a morte da católica Zilda Arns Neumann e de tantos outros que nem haitiano eram?



Tem-se conhecimento de 18 grandes terremotos no mundo.





• No ano de 1755, no dia 1º de novembro ocorreu na capital de Portugal, Lisboa, às 09h20min da manhã um grande terremoto que vitimou fatalmente pelo menos 100 mil pessoas. Segundo documentos da época, esse tremor registrou algo próximo de 9 graus na escala Richter.



• No dia 19 de setembro de 1985, o México presenciou a fúria de um abalo que provocou a destruição do Distrito Federal e a morte de milhares de vidas.



• No dia 14 de fevereiro de 1556, na cidade chinesa Shaanxi, ocorreu um grande tremor, apesar da imprecisão dos dados esse ocupa o segundo lugar quanto ao número de mortes provocadas por fenômenos naturais, pois 800 mil pessoas perderam suas vidas.



• Ainda na China, no dia 28 de julho de 1976, na cidade Tangshan, às 03h42min, um tremor de 8,2 graus na escala Richter com duração de 14 segundos deixou a cidade em total destruição e aproximadamente 242 mil pessoas mortas.



• No Japão, no dia 17 de janeiro de 1995, a cidade de Hanshin sofreu um abalo que durou somente 20 segundos, mas que resultou em prejuízos de 100 bilhões de dólares e saldo de 6,5 mil mortos.



• No Chile, em uma cidade chamada de Valdivia, no dia 22 de maio de 1960, ocorreu um tremor que ficou conhecido como o Grande Terremoto, uma vez que foi o abalo de maior intensidade já registrado na história com 9,5 graus na escala Richter (em um escala de varia de 0 a 9), esse fenômeno gerou um grande tsunami que atingiu o litoral da América do Sul, Ilhas do Havaí a 10 quilômetros de distâncias.

• Em 1811, em 16 de dezembro na cidade Nova Madri, Estados Unidos, ocorreu o maior terremoto da história do país, com 8 graus na escala Richter.



• Em Los Angeles (Estados Unidos) no ano de 1994, no dia 17 janeiro, a cidade presenciou a fúria de um tremor que aconteceu às 04h30min com 6,7 graus na escala Richter. (http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/grandes-terremotos-historia.htm)



Será que a população dessas localidades eram todas “macumbeiras”?

Será que foram castigadas pelos seus deuses?

Quando eu era pequena minha avó dizia que no Brasil não havia furacão nem terremoto. Acho que  por isso, "Deus era brasileiro". Contudo, conforme a lista a seguir, podemos ver que havia terremotos só que não faziam vítimas

• São Paulo, 1922 (5.1 na escala Richter)

• Espírito Santo, 1955 (6.3 na escala de Richter)

• Mato Grosso, 1955 (6.6 na escala de Richter)

• Ceará, 1980 (5.2 na escala de Richter)

• Amazonas, 1983 (5.5 na escala de Richter)

• Rio Grande do Norte, 1986 (5.1 na escala de Richter)

Foi somente em 2007 que um albalo sísmico detectado no Brasil fez sua primeira vítima.

• Minas Gerais, 2007 (6.6 na escala de Richter – a primeira morte causada por um terremoto no Brasil)

Será que Deus está deixando de ser brasileiro? Afinal com tantos brasileiros imigrando e mudando de nacionalidade, pode ser que Deus também está entrando nessa. Ou talvez se apercebeu que no Brasil também temos muita “macumba” e mandou seu recado.

Logicamente chegamos a essa proposição seguindo a infeliz lógica do cônsul haitiano no Brasil.

Que Ogun nos proteja de tanta insensatez.

3 comentários:

  1. viver por uma nobre causa e morrer por nada.





    calu/heliodora/mg.

    ResponderExcluir
  2. estamos recebendo avisos todos os dias e percebo a falta de espiritualidade nas pessoas. interesses pessoais e materiais estão sufocando a honestidade do ser humano. isto tudo me faz refletir cada vez mais e busco nos orixas a paz interna diante de tanta maldade que vejo pelos caminhos onde passo.
    calu/heliodora/mg

    ResponderExcluir
  3. um toque, tempo passando, um encontro, uma troca de palavras muito proveitosas, um crescimento grandioso e um auto conhecimento verdadeiro e enorme respeito demonstrado ao longo do tempo, uma recordação infinita, apenas uma frase deixou uma pequena dor.... acabou,não me procure mais.......
    texto gravado em uma pedra em São Tomé das Letras MG. este verso me faz recordar uma linda passagem de minha vida.
    calu/heliodora/mg

    ResponderExcluir